Feito de alumínio, o motor do carrinho é semelhante a um convencional, mas com a metade do peso. Tem quatro cilindros em configuração boxer, com 800 cm³ de cilindrada. Os pistões são movidos pela injeção de ar comprimido em vez das explosões da mistura ar-combustível, como num motor a gasolina, por exemplo. Há válvulas de admissão, por onde entra o ar, e de escape, para a saída. Porém, como não há combustível - nem queima - pelo escapamento sai apenas ar. Mas é necessário óleo para a lubrificação dos componentes. O câmbio é automático, controlado por computador.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Carro a AR!
Após procurar investidores por 15 anos o francês Guy Negre conseguiu o apoio da indiana Tata para seu invento. A produção dos carros movidos a ar comprimido criados por ele deve começar este ano. Em comunicado, a Tata informou que investirá US$ 29 milhões (cerca de R$ 51 milhões) na MDI, a empresa de Negre. Estima-se que o veículo a ar terá preço entre US$ 3.500 e US$ 4.000 (R$ 9.100 a R$ 10.400).
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Um comentário:
Tato:
Já li que existe nos Estados Unidos tem empresa fabricando este tipo de carro, não em série, como quer a Tata, mas produzindo e vendendo.
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