quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Mercúrio

É fascinante o espaço, e tem informações que nunca acabam, mesmo que todos os dias fossem descobertas novas coisas sobre o espaço ainda sim teriam informação SEMPRE no dia seguinte, a infunitude do espaço é capaz de esconder os mais diversos segredos.

A Nasa revelou os primeiros resultados e as primeiras imagens do sobrevôo da sonda americana Messenger sobre um lado até então desconhecido de Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar.

Os instrumentos da Messenger mostraram uma topografia de crateras e outras formações geológicas da face escondida de Mercúrio. As mais de 1200 imagens recolhidas e a informação obtida pelos sete aparelhos a bordo revelam que o planeta tem escarpas de centenas de quilômetros de extensão formadas pelo movimento das placas tectônicas do planeta no início de sua história.

Tal como a Terra, Mercúrio tem um campo magnético, que aliás, poderá ser bipolar. Tudo indica que, apesar de ser muito mais fraco do que o da Terra, o campo magnético mercuriano consegue proteger do vento solar parte da superfície do planeta. Foram ainda detectados indícios de atividade vulcânica no passado.

Nenhum comentário: