quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Top 10 filmes "geek"

Geek é uma palavra de origem inglesa que, no jargão da subcultura de computação e Internet, designa o estereótipo do indivíduo com habilidade e interesse em tecnologia, novas mídias e programação.

Hoje em dia não é raro encontrar alguém que vive boa parte da sua vida envolvido com tecnologias e não se vê sem elas. Abaixo você encontra uma lista com 12 filmes geek de todos os tempos. Se você tem alguma sugestão, pode usar os comentários!



10. Hackers - Piratas de Computador
1982

Este foi o filme que apresentou ao mundo o termo "hackers" - no entanto, apesar da presença de Angelina Jolie o filme não fez muito sucesso. O filme conta a história de Dave, um hacker que criou um verdadeiro caos financeiro em Wall Street. Fichado pela polícia, foi condenado a ficar 7 anos sem sequer tocar em um computador. É quando, aos 18 anos, ele retorna ao mundo da informática ao mesmo tempo em que um ladrão rouba milhões de dólares e tenta incriminá-lo.







9. Star Trek II: A Ira de Khan
1995

Star Trek é figura carimbada! Neste filme, o Almirante Kirk parece conformado com o fato de que está se aposentando, quando Khan retorna acompanhado de um bando de super-homens genéticos.












8. Jogos de Guerra
1983

Um jovem (Matthew Broderick) aficcionado por informática conecta seu micro acidentalmente ao sistema de defesa americano, controlado por um computador ultrasofisticado. O acidente provoca um estado de alerta, que pode acabar causando a Terceira Guerra Mundial. Este filme traz um olhar no início hilariante dos computadores domésticos. O filme fez tanto sucesso na época que foi nomeado a 3 oscars!








7. Alien (Quadrilogia)
1979

Aliens, andróides, planetas alienígenas, Sigourney Weaver atirando para todos os lados e Ridley Scott dirigindo - poderia haver um melhor combinação?













6. Akira
1988

O Japão está à beira de um colapso devido às suas contínuas crises políticas. Em segredo, uma equipa de cientistas realiza uma experiência em busca de pessoas capazes de controlar a arma definitiva: a força denominada "energia absoluta". Entretanto Kaneda, um jovem que pertence a um bando, testemunha a forma como o seu melhor amigo, Tetsuo, sofre um estranho acidente e acaba internado numa instalações militares onde os cientistas descobrirão que é o possuidor da energia absoluta. Este talvez, seja o mais bem bolado filme de animação de todos os tempos.





5. Star Wars
1977

Os 3 filmes mais recentes são discutíveis - mas os três primeiros foram e são brilhantes obras de ficção científica. Claro que os filmes mais recentes também são muito bons mas não creio que seja um marco.












4. The Matrix
1999

O primeiro filme da trilogia é o mais emblemático e realmente fica sozinho como um dos melhores filmes geek de todos os tempos. Não há um geek que não ame Matrix.













3. O Senhor dos Anéis
2001

Esta lista seria um verdadeiro fracasso se não tivesse O Senhor dos Anéis. E o melhor de tudo, foi feita na bela Nova Zelândia!














2. Bladerunner
1982

Um filme notável. Blade Runner, é um dos filmes cult da década de 1980, mesclando policial noir e ficção-científica na Los Angeles de 2019. A presença de estrelas como Harrison Ford mais marcante.












1. 2001
1968

Este filme tinha que ser o número 1 - ele tem deslumbrante fotografia e uma brilhante história. Curiosamente o filmte tem uma duração total de 139 minutos e apenas 40 de diálogo, analisa a evolução do Homem, desde os primeiros hominídeos capazes de usar instrumentos, até à era espacial e para além disso. Foi baseado nas obras de Arthur C. Clarke The Sentinel e 2001: A Space Odyssey, esta última escrita simultaneamente com as filmagens. Qualquer geek que não gostou deste filme não é um verdadeiro geek.

Nenhum comentário: