segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Nerdstock, agora no Brasil.

A Bienal do Ibirapuera será invadida hoje por monitores, CPUs, mouses e um mundaréu de aficionados por tecnologia na primeira Campus Party Brasil, evento que ocorre há 11 anos na cidade espanhola de Valência. Trata-se de uma espécie de acampamento coletivo - ou lan house faraônica -, onde cada um leva seu computador para ficar a semana inteira conectado. Os próprios visitantes se referem ao evento, que vai até domingo, como “Woodstock dos Nerds” - ou, simplesmente, “Nerdstock”.

Cerca de 3 mil pessoas são esperadas no Campus Party Brasil - outros 13 países ganharão edições até o ano que vem. Durante a semana, participantes podem se envolver em áreas tão diferentes quanto videogame, criação e desenvolvimento de softwares, robótica, música e até astronomia. Pelo menos 130 oficinas e atividades estão agendadas - a programação será aberta por um vídeo gravado especialmente pelo físico
Stephen Hawking.

Para os visitantes não se entediarem com seus computadores, haverá toda uma estrutura com lojas, lanchonetes, quadras de futebol, cinema, shows com DJs e uma arena de paintball. Mas a grande vedete do acampamento será mesmo a conexão de internet disponível - exatos 5 gigabytes, o que, para uma pessoa que não entende nada de tecnologia, significa abrir sites numa velocidade 5 mil vezes superior do que a do computador de casa.

Nenhum comentário: